O Campeonato Paulista Aspirante – fase final – das classes Sub 09, Sub 15, Sub 18 e Adulto foi realizado no dia 11 de outubro, no ginásio municipal de esportes “Celso Daniel”, na cidade de Mauá.
O evento contou com a participação de aproximadamente 960 atletas. Por isso a coordenação técnica da F.P.Judô disponibilizou doze áreas de competição para que as lutas fluíssem com mais eficiência, rapidez e atendesse de forma organizada a grande demanda de atletas.
Uma grande competição, que reuniu os melhores da base do judô paulista, elegendo os campeões estaduais da temporada de 2014.
Homenagens
A cerimônia de abertura foi marcada por presenças ilustres, como o presidente da F.P.Judô, Alessandro Puglia e seu vice-presidente, José Jantália, do vice-presidente da CBJ, Francisco de Carvalho Filho, mestres kodanshas de todo o Estado e em especial a presença de três medalhistas olímpicos de Los Angeles 1984 e seu técnico.
A presença desses quatro importantes personagens da história do judô paulista e nacional no Campeonato Paulista Aspirante foi para comemorar o trigésimo aniversário dessa conquista!
Luiz Onmura, medalha de bronze na categoria leve, Walter Carmona, medalha de bronze na categoria médio e Douglas Vieira, medalha de prata na categoria meio pesado. E junto com os três atletas e participando dessa comemoração, o professor Massao Shinohara, o técnico da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984.
Após a conquista da primeira medalha olímpica do judô, por Chiaki Ishii, em 1972 em Munique, somente em 1984 o judô voltou a ganhar medalhas em Olimpíadas. E foram logo três! E desde esse feito, o judô brasileiro conquistou medalhas em todas as Olimpíadas disputadas até os dias atuais.
Os presentes no evento puderam conhecer pessoalmente os quatro ícones do judô paulista e brasileiro, servindo de espelho para a nova geração de judocas que estavam participando das finais do Paulista de Aspirante.
Nível técnico
O presidente da F.P.Judô, Alessandro Puglia se mostrou bastante satisfeito com a organização do evento e também com o nível técnico dos atletas da divisão aspirante, visto que são novos na modalidade e já demonstram um grande potencial técnico. Segundo Puglia, resultado do empenho dos professores que estão se empenhando e dando especial atenção à capacitação técnica de seus alunos.
A criação da divisão aspirante foi motivada para dar oportunidade aos judocas mais novos de competirem e chegarem a uma fase final de campeonato paulista de uma forma justa, pois só competem judocas até a faixa verde. Antes, a chance de uma judoca com essa graduação chegar a uma final de um estadual era mínima, pois podiam competir com judocas de graduação bem maior, incluindo faixas pretas. E agora se comprova que foi um passo correto e um sucesso, visto a quantidade de atletas participantes na fase final e lembrando que para chegar aqui, passaram por duas seletivas: paulista fase regional e paulista fase inter-regional.
Clique aqui e confira os resultados completos.
Clique aqui e confira fotos dos pódios.
Clique aqui e confira o primeiro álbum de fotos.
Clique aqui e confira o segundo álbum de fotos.
Boletim OSOTOGARI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!