A entrevistada desta semana é uma judoca de Campo Grande - RJ. Ianka Joany Rocha, treze anos, cursa a oitava série do ensino fundamental. Bastante determinada, essa pré-juvenil meio leve (-44Kg), faixa roxa, treina em três escolas: Treino técnico na Escola de Judô Mikage, com o professor Otávio, treino básico no Judô Club Enio, com o professor Altair e treino estratégico na UMBRA com a professora Soraia Amoreli. Seu preparador físico é seu pai, o professor Rocha.
Apesar da pouca idade, Ianka tem se destacado no judô pelos resultados que tem conquistado. De família de esportistas, o pai é faixa preta de karatê e a irmã nadadora, Ianka trocou, aos nove anos de idade, uma vida sedentária dividida entre biscoitos e televisão por uma vida saudável e de vitórias através do Judô.
Seu pai conta que tentou que a filha seguisse o seu caminho no esporte, porém sua adaptação ao Judô se deu de maneira rápida e surpreendente e a partir daí as vitórias tem a acompanhado, trazendo títulos e reconhecimento pela mídia que vê na atleta a possibilidade de representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016. Tanto que esta semana a judoca concedeu, além da entrevista para o boletim OSOTOGARI, uma entrevista para o programa Stadium da TV Brasil que irá ao ar no próximo dia 01 de agosto a partir das 15:00hs.
Principais Títulos:
Campeã Sul Americana(2009), Bicampeã Brasileira (2008/2009), Tricampeã Carioca(2008/2009/2010) e Bicampeã Escolar RJ (2009/2010).
B.O.: Tendo um pai faixa preta de karatê e uma irmã campeã de natação, por que a escolha pelo judô? Quando e como o judô surgiu em sua vida?
Ianka: Como muitos já sabem eu era uma garotinha que adorava as TVs e os biscoitos que eu ‘’devorava’’ assistindo desenhos infantis, assim em um belo dia meus pais me colocaram no judô para que eu desgrudasse do sofá. Meu pai não levou muita fé, mais logo o ‘’sangue’’ esportista da família começou a me afetar, daí por diante não parei mais.(Isso ocorreu quando eu tinha 9 anos)
B.O.: Assistimos algumas lutas sua em vídeo e vimos que é determinada, que gosta de definir rapidamente as lutas e percebemos uma certa tranqüilidade em seu semblante enquanto está lutando. Você é tranqüila mesmo ou sente algum tipo de pressão por resultados?
Ianka: Sinceramente eu sou bem calma mesmo, acho que não lembro nem mesmo a ultima vez que me estressei com algo ou alguma coisa. Acho isso de tranqüilidade importante, as vezes a adversária começa a ficar nervosa e perder o controle de si, enquanto já eu não.
B.O.: Dos primeiros treinos para as competições, como foi essa transição?
Ianka: Foi uma transição bem rápida, pois com dois meses de judô eu competi pela primeira vez. Conquistando minha primeira medalha. Uma medalha de prata.
B.O.: Como é sua preparação física, técnica e tática?
Ianka: Minha preparação física é por conta de meu pai que ‘’juntos’’ corremos meia hora todos os dias e vamos a academia trabalhar um pouco minha força. Minha preparação técnica e tática fica para os meus Senseetachi (Senseis) em determinadas academias de judô diferentes.
B.O.: E como é sua rotina diária e como concilia estudos, treinos e lazer?
Ianka: Meus estudos são na parte da manhã, o Colégio em si me ajuda nas faltas. Meus treinos são praticamente da tarde à noite toda, mais é em treinos e em competições que me encontro com a minha ‘’galera’’, e aí esta meu lazer.
B.O.: Qual seu principal objetivo no judô?
Ianka: Hoje, principalmente, é Olimpíadas de 2016. Que todos os dias me esforço para quando chegar a hora, eu estar totalmente preparada.
B.O.: Tradicionalmente encerramos nosso “uchikomi” solicitando uma mensagem para os judocas que estão começando na modalidade, para que possam ter um “espelho” que os motivem a se desenvolver no judô.
Ianka: Se você cair e se machucar, tentar se levantar, escorregar, voltar a cair e ter vontade de gritar. Olhe para a imensidão do céu azul e diga ‘’eu não cheguei ate aqui à toa’’, ‘’eu posso, eu vou conseguir’’. Beijos de sua amiga Judoka Ianka Rocha-San.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe um comentário!
Aproveite e seja um membro deste grupo, siga-nos e acompanhe o judô diariamente!